quarta-feira, 10 de março de 2010

Cervicalgia


A coluna cervical, localizada na região posterior do pescoço, é composta por sete vértebras e é considerada o elo flexível entre o crânio e o tronco. Possui funções de suporte e movimentação da cabeça, além de proteção para as estruturas vasculares e do sistema nervoso.

Justamente por ser uma área de bastante mobilidade, a coluna cervical merece cuidados especiais, que proporcionem um adequado equilíbrio entre a flexibilidade e a força muscular do pescoço.

É bastante freqüente a ocorrência de dores, tensões e rigidez no local onde está localizada a coluna cervical.

A cervicalgia (cervical = região do pescoço + algia = dor), cuida-se de uma queixa comum nos consultórios, sendo que dela podem decorrer desde pequenos desconfortos até dores muito fortes, ou mesmo, incapacitantes.

Em sua etiologia, isto é, no estudo das causas da cervicalgia, são encontradas diversas situações que podem ser reunidas em dois grupos principais: (1) problemas na estrutura da própria coluna cervical e (2) problemas nos tecidos corporais localizados em suas proximidades, mas, que, também, podem provocar dores, desvios posturais, desconfortos, estralidos e tensões na coluna cervical.

No primeiro caso (problemas relacionadas às estruturas da coluna cervical), destacam-se como fatores determinantes para o surgimento da cervicalgia a ocorrência de artroses, os problemas posturais, as hérnias de disco, as ossificações ligamentares, as más formações congênitas, as fraturas, a osteoporose e a meningite.

Já na segunda hipótese (alterações nas proximidades da coluna cervical), sobressaem disfunções na articulação temporomandibular (como o nome indica, é articulação localizada entre o osso temporal e a mandíbula), problemas de tireóide, alterações visuais, faringites e laringites.

Para manter a coluna cervical saudável, é essencial a adoção de alguns bons hábitos, tais como: alongar-se periodicamente, manter boas posturas corporais (principalmente no trabalho, nos estudos, ao assistir televisão e ao utilizar o computador), evitar carregar pesos exagerados e utilizar colchão e travesseiro adequados e de boa qualidade para dormir.

O tratamento da cervicalgia pode ser realizado de variadas formas, sendo normalmente indicados a Fisioterapia, o repouso, o auxílio medicamentoso, o uso de coletes e até mesmo, a depender do caso, intervenções cirúrgicas.

O fisioterapeuta dispõe de diferentes métodos de tratamento a serem empregados em conformidade com as exigências de cada situação concreta. Pode, por exemplo, utilizar aparelhos para combater a dor e a inflamação, aplicar terapias com calor local, realizar trações cervicais, prescrever exercícios de alongamento e de fortalecimento da musculatura implicada, elaborar programas de conscientização postural e utilizar técnicas de massoterapia.

Não obstante, são sempre desejáveis a avaliação e o acompanhamento realizado por uma equipe multidisciplinar de profissionais da saúde, como por exemplo; Médicos, Fisioterapeutas e Dentistas. Bem assim, é primordial que o paciente assuma e cumpra o compromisso de seguir corretamente o tratamento prescrito.
Related Posts with Thumbnails

Nenhum comentário: