quarta-feira, 3 de março de 2010

O Que é o Método Pilates

Pilates é um método de condicionamento físico que integra o corpo e a mente, ampliando a capacidade de movimentos, aumentando o controle, a força, o equilíbrio muscular e a consciência corporal. É um sistema de exercícios que possibilita maior integração do indivíduo no seu dia-a-dia.Trabalha o corpo como um todo – corrige a postura e realinha a musculatura, desenvolvendo a estabilidade corporal necessária para uma vida mais saudável e longeva. O indivíduo redescobre seu próprio corpo com mais coordenação, equilíbrio e flexibilidade. Independente da idade, qualquer pessoa pode ser beneficiada por este método que melhora a qualidade de vida e oferece resultados rápidos. Mas para obter os benefícios do Pilates é preciso ser disciplinado.


O método Pilates se divide em exercícios de solo e em aparelhos.

Exercícios de solo: São feitos no chão, deitado, sentado ou em pé.

Exercícios com aparelhos: São feitos com os aparelhos criados por Joseph Pilates, os quais utilizam molas, que assistem e resistem aos movimentos.

É inegável a importância do legado deixado por Joseph Pilates. Seu método foi revolucionário e chega ao terceiro milênio com teoria, técnica e aparelhos criados por ele. Hoje, com o avanço em todas as áreas e com maior conhecimento científico, podemos aproveitar a herança de Pilates acrescentando modificações adequadas ao nosso tempo. “A grande transformação do Pilates na atualidade é manter e corrigir a curvatura da coluna, além da preocupação com a consciência corporal e a respiração em sintonia com os movimentos – a respiração correta funciona como um antídoto ao estresse” (Teresa Camarão).

O método original trabalhava com a retificação da coluna, contração do abdômen, dos glúteos e do assoalho pélvico – que Pilates chamava power house (casa do poder). Ele dizia que todo movimento deve sair do abdômen. Estava correto. Só que, a partir do momento em que faz uma retificação de coluna, você está forçando a sua fisiologia. Com a evolução científica, o Pilates moderno não trabalha mais com a coluna retificada – procura preservar e restaurar as suas curvas fisiológicas

Importante ressaltar que uma das grandes vantagens do método Pilates é que os exercícios são feitos com prazer. Por isso, além da rapidez dos resultados, ele aumenta a auto-estima. Os alunos sempre comentam o quanto é prazerosa uma aula de Pilates. Joseph Pilates conseguiu acabar com aquela idéia de que para se obter resultados físicos, você tem de sofrer, suar, ficar com a musculatura dolorida. Essa é a grande revolução que Pilates proporcionou ao mundo das atividades físicas.

PILATES - REABILITAÇÃO
É a utilização da técnica aplicada a portadores de patologias diversas, com o objetivo de reabilitação e alívio das dores em um curto espaço de tempo.

Related Posts with Thumbnails

Nenhum comentário: