segunda-feira, 8 de março de 2010

TPM - O Fim da Tempestade

A incidencia é alta quando o assunto é tensão pré-menstrual. De acordo com um estudo realizado pelo Centro de Pesquisas em Saúde Reprodutiva de Campinas, da Unicamp, chamado “Tensão pré-menstrual: experiência e perspectivas de mulheres no Brasil”, oito em cada dez mulheres brasileiras em idade reprodutiva sofrem com os efeitos da TPM, em diferentes graus.
São diversos os sintomas que indicam que “aqueles dias”estão chegando, e a ginecologista Dra. Silvana Chedid aponta os principais: “A TPM se caracteriza por sintomas físicos e relacionados ao humor, que se manifestam no período pré-menstrual. Entre os sintomas físicos podemos citar: dor de cabeça (cefaléia), inchaço, dor nas mamas, insônia, dor e peso nas pernas e, às vezes, cólicas. Entre os sintomas relacionados ao humor estão principalmente a irritabilidade e a depressão”.
Segundo a médica, o “descontrole” que ocorre nesses dias está relacionado às alterações hormonais, caracterizadas basicamente pelo aumento da progesterona em relação ao estrogênio. A intensidade desses sintomas pode ser aumentada ou diminuída, dependendo do momento de vida pelo qual está passando a mulher.

ESMAGANDO A TPM

É possível diminuir a intensidade do “furacão TPM” de forma simples, coordenando alimentação adequada e atividade física. Silvana Chedid informa que as atividades físicas regulares, especialmente exercícios aeróbicos, ajudam a melhorar o humor e eliminar o excesso de liquido. Massagens, como drenagem linfática, também são muito úteis, alem de se priorizar uma dieta com pouco sal.
A nutricionista Renata Resende Costa e Silva Recomenda alguns alimentos para aliviar a TPM: “Fontes de vitamina B6, tais como arroz integral, aveia e salmão, ajudam no controle da irritabilidade, cefaléia e enjôo. Os enriquecidos com proteína de soja diminuem também a dor de cabeça, assim como a dor nas mamas e inchaço. Já os alimentos fonte de cálcio (leite e derivados, vegetais e folhas verde-escuras) ajudam no alivio de cólicas, na diminuição de irritabilidade e câimbras. A ingestão de água deve ser aumentada. De uma maneira mais pratica, pode-se dizer que a dieta deve conter regularmente alimentos integrais, frutas, peixes, vegetais verde-escuros, leite e derivados e grãos”.
As contraindicações também devem ser analisadas. Afinal, alguns alimentos podem aumentar a intensidade das ações da TPM. Renata recomenda evitar a cafeína, pois, por ser uma substancia estimulante do sistema nervoso, ela pode intensificar sintomas como insônia, cefaléia e irritabilidade. “O açúcar também não é recomendado, já q aumenta a compulsão por alimentos doces. E a gordura saturada, conhecida como gordura animal, aumenta a irritabilidade, o ganho de peso e a cólica. Além disso, é recomendado evitar o consumo de alimentos ricos em sal., pois aumentam a retenção de líquidos e consequentemente o edema”.

E, já que o assunto é edema, a nutricionista Maythê Panar relata que o Sódio é o principal responsável pela retenção de liquidos, e o excesso de sal de mesa e alimentos que contêm alto teor de sódio, como embutidos (salcicha, lingüiça, salame, presunto etc), conservas e sopas prontas, alem de macarrão instantâneo, devem ser riscadoos do cardápio. Em contrapartida, ela indica, para melhor funcionamento dos intestinos, o aumento do consumo de fibras. “Enriqueça sua dieta com verduras, legumes, cereais integrais e frutas preferencialmente com casca ou bagaço”.

Maythê informa que “ter uma alimentação equilibrada faz com que o corpo se mantenha em equilíbrio, isto é, livre dos efeitos da TPM. Para isso basta seguir algumas regrinhas básicas e que valem não só para esse período como para se sentir bem todos os dias”.
A nutricionista Maythê Panar indica um suco especial. (Veja receita abaixo)

IMPORTANTE

Se a TPM for tão intensa que seja necessária a ingestão de algum medicamento, Silvana Chedid alerta: “a mulher deve discutir com o seu ginecologista qual é o método mais indicado para o seu caso. Entre os mais comuns podemos citar o uso de diuréticos, de medicamentos psicotrópicos para ajudar no controle do humor e da depressão, vitaminas e tratamentos para suspender a menstruação".

TPM KATRINA

A arte imita a vida que imita a arte, ou seria o contrario? Enfim, como tudo em nossos dias tem de ter um toque de humor, para que os problemas cotidianos sejam amenizados, o ator e autor Paulo Coronato escreveu a peça TPM Katrina, baseada nas diversas situações que já passou com mulheres à beira de um ataque de nervos.
Ele diz que “no principio ia escrever apenas um monólogo, mas surgiu a idéia de colocar o marido, afinal tem de ter alguém para escutar e a relação cênica fica mais interessante. O absurdo da vida fica mais visível durante a TPM”.
A atriz Flavia Garrafa confessa que sempre teve TPM e relata com muito humor: “As pessoas perguntavam para os meus irmãos se eles brigavam comigo, e eles respondiam: ‘Não, só de 28 em 28 dias’ (risos)”.
Flavia diz que a comédia tem de ser o canal nesses casos e tudo deve ser encarado com bom humor. “Fala-se de um tema sério, que atormenta a vida das pessoas, principalmente dos casais, de uma maneira leve e, por que não dizer, exagerada, para que se possa enxergar o problema, e rindo dele elaborá-lo, para, quem sabe, chegar a uma solução".

SUCO ANTI-TPM

Esse suco é rico em cálcio, potássio, magnésio, vitamina C e do complexo B e garante que as mulheres fiquem mais calmas e, o melhor, possui apenas 80 kcal.

INGREDIENTES

=> ½ fatia de mamão
=> 1 colher de chá de raspas de gengibre
=> ½ fatia de abacaxi
=> 150 ml de suco de laranja

MODO DE PREPARO

Bata tudo no liquidificador e tome nos dias que precedem o período menstrual.

Matéria veiculada na Revista Ponto de Encontro nº 25, da Editora Profashional, edição de abril/maio 2010.

VEJA TAMBÉM







Related Posts with Thumbnails

Nenhum comentário: