No começo da primeira Guerra Mundial, Joseph Pilates ficou preso com outros alemães nos campos de Lancaster. Como tinha estudado fisiologia, anatomia e medicina oriental, teve a oportunidade de aplicar seus conhecimentos dando aulas aos internos. Recebeu muito crédito, pois nenhum prisioneiro foi afetado pela epidemia de Influenza que matou milhares de ingleses nesses anos. Conseguiu deixar seus pacientes estáveis, pois, apesar de seus ferimentos, foram capazes de se movimentar-se graças à firmeza dos músculos.Trabalhando como enfermeiro, Pilates percebeu que a falta de atividade física dos pacientes dificultava o processo de reabilitação. Assim, desenvolveu exercícios utilizando cordas, roldanas e molas que adaptava à cama do hospital.
Sua idéia era trabalhar a resistência de músculos específicos, sem comprometer outras partes do corpo. No barco que o levou à América, conheceu Clara, que seria sua futura esposa. “Falávamos muitas horas sobre saúde e a necessidade de manter um corpo saudável", dizia Clara. Ambos decidiram abrir um estúdio em New York, em um endereço que dividiram com o New York City Ballet, para o ensino dos conhecimentos e técnicas de seu programa de condicionamento físico. Nos Estados Unidos, a técnica atraiu a atenção do mundo da dança americana. Os melhores dançarinos e as companhias de dança viram-se beneficiados com suas técnicas. Nomes conhecidos como Martha Graham e George Balanchine praticavam e recomendavam a técnica aos seus próprios alunos.
Joseph Pilates viveu até os 87 anos de idade. Isto foi um verdadeiro tributo à efetividade de seu método de treinamento e condicionamento físico. Fiel expoente de seu próprio sistema, permanecia seguro que seus conhecimentos estavam 50 anos adiantados em relação à sua época. O tempo confirmou a verdade de sua afirmação.
Quando Joseph Pilates morreu, aos 87 anos, em 1967, além de não deixar herdeiros, não designou um sucessor para dar continuidade ao seu método. Mesmo assim, a marca foi registrada e gerou um processo que se arrastou por muitos anos. Em 20/10/2000, a Corte Federal de Nova York, através da juíza Dra. Miriam Goldman Cedarbaum, tornou nulas as marcas registradas pelo The Pilates Studio, tornando Pilates um nome de uso público, por se tratar da denominação de um método de trabalho.
VEJA TAMBÉM:
Reportagem com Joseph Pilates – Raridade
Pilates – Saiba Mais (mitos e verdades)
O Que é o método Pilates
Indicações do Método Pilates
Benefícios do Método Pilates
Princípios do Método Pilates
Dicas para fazer os exercícios de forma perfeita
Nenhum comentário:
Postar um comentário