quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

A História do Tui-ná na China



Tempos primitivos

O Tuiná, método medicinal que usa as mãos como instrumento para tratar doenças, é uma das mais antigas formas de medicina da humanidade. Isto pode ser comprovado na história médica de todas as antigas nações do mundo, porque, o costume de nossos antepassados de esfregar, comprimir, amassar ou bater com as mãos em seus corpos ou os de seus companheiros, a fim de se livrar do frio, se aquecendo e se livrando do desconforto ocasionado pela fadiga, distensão abdominal e vários outros ferimentos, é um instinto nato de auto-defesa. Nos tempos primitivos, quando não existia nenhum instrumento médico, nem mesmo o tratamento de doenças com remédios, nossos antepassados não podiam fazer nada além de usar o método espontâneo de auto-esfregamento, auto-amassamento ou batendo um no outro. De fato, isto é, ainda que somente baseado na razão, a origem do TUINÁ.
Antiguidade

Os chineses da antiguidade eram sábios; eles desenvolveram e resumiram continuamente suas experiências e práticas acumuladas ao longo do tempo, aquilo que, gradualmente, se tornou o que hoje é chamado de Terapia Natural.
Na China, o Tuiná remonta ao reinado do Imperador Huangdi, durante o qual era chamado de Anwu. Nas Épocas da Primavera e Outono, e dos Estados Combatentes (há dois mil anos), o Tuiná, que era então chamado de Anmo, desenvolveu-se num largamente usado e, mais basicamente, perfeito método medicinal. Por exemplo, Bian Que, um excelente médico que vivia naquele tempo, usou uma vez uma terapia global, incluindo Anmo, para tratar um príncipe herdeiro do Estado de Guo, que sofria de uma doença chamada síncope, com efeitos curativos miraculosos, livrando-o das garras da morte.

Dinastia Qin e Dinastia Han

Até as Dinastia Qin e Dinastia Han, nos tempos dos Três Reinos (205 aC. - 280 dC.), as experiências acumuladas e os métodos criados nos tempos enteriores, ambos na antiga prática médica, que foi enriquecida e resumida, passo a passo, contribuíram para a publicação do livro sobre Anmo, intitulado Huang Di Qi Bo Na Mó Jing Shi Juan - Clássicos sobre Massagem do Imperador Amarelo e de Qi Bo. Este foi o primeiro livro da história da Medicina Tradicional Chinesa. É uma grande pena que este livro tenha-se perdido. Se ele tivesse sido preservado até os nossos dias, nós teríamos, por inteiro, uma visão da técnica Anmo. Felizmente, nós podemos ainda ter uma visão geral de um outro grande trabalho, chamado Huang Di Nei Jing, escrito na mesma época, que é o mais antigo clássico da Medicina, preservado até hoje na China. Se lermos este livro, descobriremos que ele possui muitos capítulos, com bastante conteúdo, que lida com quase todos os aspectos da terapia Anmo, tais como a origem, manipulações, aplicações clínicas, sintomas, princípios terapêuticos e ensinamentos. Nesse livro, mais de dez manobras tais como: Tui, Na, Mo, Qiao e Che, estão descritas, sintomas incluindo doenças agudas e crônicas e, referenciado para cada departamento clínico, distúrbios tais, como: medo, síncope, síndrome do calor e do frio, vento-baço, bloqueio dos canais e colaterais, dor abdominal devido ao frio são mencionados e, especialmente, são feitas análises bastante profundas dos princípios terapêuticos das manipulações e algumas delas, ainda hoje, estão orientando o ensino da prática clínica. Mais tande, o excepcional médico Zhang Zhongjing, sumariou e editou, pela primeira vez, o método Gaomo em seu livro Jin Kui Yao Lue - Tratado sobre Doenças Febrís e Mistas. Este método prescreve que um ungüento, preparado com ervas medicinais, deveria ser espalhado em certas partes do corpo do paciente, em pontos selecionados e pertencentes a canais, e, então, aplicar a terapia Anmo (com ungüento e manipulações). Isto pode elevar, não somente os meios terapêuticos, mas também, ampliar a faixa de aplicação da massagem. Por exemplo, um médico famoso do tempo dos Três Reinos, também usou este método para tratar doenças febrís e remover a patogenia superficial da pele.

Período dos Jins e das Dinastia do Norte e do Sul

No período dos Jins Ocidentais, Jins Orientais e das Dinastia do Norte e Dinastia do Sul, (265 - 589 dC.), a técnica Gaomo, teve grande desenvolvimento. Por exemplo, em seu livro Mai Jin - O pulso Clássico, Wang Shehue, apresentou um método de tratar a dor devido à atralgia --síndrome tratada com o ungüento Fenggao, (ungüento do vento). Ge Hong, sumariou, sistematicamente, as precrisções, remédios, indicações e operações de Gaomo e o processo de fazer o ungüento para Gaomo, pela primeira vez, em seu livro Zhou Hou Bei Ji Fang - Manual de Prescrições para Emergências, apresentando oito fórmulas medicinais e incluindo nas indicações, doenças de vários departamentos, tais como : doenças internas e externas, doenças ginecológicas e doenças dos órgãos dos cinco sentidos. Também menciona no --Tratado Interno de Bao Puzi--, a publicação de --Dez Volumes Clássicos sobre Massagem e Exercício Físico e Repiratório-- (perdido). Tao Hongjing, famoso cientista médico, Taoísta e alquimista das Dinastias do Norte e do Sul, também escreveu um volume especial, Yang Xing Yan Mig Lu --Exercícios Físicos e Respiratórios e Massagem--, incluídos no livro --Registro sobre a Preservação da Saúde e Prolongamento da Vida--, que possue um conteúdo muito rico, com muitas páginas tratando sobre uma série de práticas de exercício físico e respiratório, tais como: mordidas, compressas quentes para os olhos, pressionar os olhos, endireitar as orelhas, criar cabelos, massagem facial, banhos secos, etc. Isto ajudo a criar a técnica de auto-massagem com a finalidade de preservação da saúde e auto-tratamento de doenças.

Dinastias Sui e Tang

As Dinastias Sui e Tang (581 - 907 a.C.) foram uma época florescente para a terapia Anmo. No Gabinete dos Médicos Imperiais da Dinastia Sui, um médico massagista foi encarregado do tratamento médico diário e das questões de ensino. Uma especialidade de massagem foi criada no Gabinete dos Médicos Imperiais da Dinastia Tang,e os massagistas foram classificados como médicos massagistas (massagistas com doutorado), massagistas e operadores de massagem. Ajudados pelos massagistas e operadores de massagem, os médicos massagistas ensinaram aos estudantes de massagem a "dominar o exercício físico e respiratório para tratar doenças e corrigir lesões". O tratamento da massagem tornou-se próspero como nunca antes. Nessa ocasião, a auto-massagem e a Terapia Gaomo tiveram uso mais amplo e elevaram-se a um alto nível. o livro Zhu Bing Yuan Hou Lun - Tratado Geral sobre as Causas e Sintomas das Doenças -, escrito por Chao Yuanfang, da Dinastia Sui, incluia, na última parte de cada volume do livro, o exercício físico e respiratório e a massagem. Em Qian Jin Fang - Prescrições no Valor de Mil em Ouro -, escrito por Sun Simiao, da Dinastia Tang, desenvolveu ainda mais as prescrições e remédios da terapia Gaomo e ampliou a sua faixa de aplicação. Este livro ainda tinha uma descrição sistemática do tratamento das doenças infantís com a terapia Gaomo. Listava uma dúzia de doenças infantís que podiam ser tratadas com essa terapia, como: "ataque convulsivo devido ao pavor", e "morrer devido ao endurecimento do pescoço", "nariz entupido com material de excreção", "choro noturno", "distensão e repleção abdominais" e "incapacidade para sugar". Também havia no livro o registro de que o "ungüento pode muitas vezes ser aplicado de manhã cedo no topo da cabeça, nas palmas das mãos e solas dos pés das crianças, para protege-las do vento frio, mesmo que elas não estivessem doentes". Essa é a primeira menção da aplicação de massagem com ungüento na preservação da saúde infantil. Sun também produziu outros métodos de massagem e exercício físico e respiratório, como por exemplo, mais de dez manipulações descritas no seu livro Lao Zi Anmo Fa- Terapia de Massagem de Lao Zi -, tais como: An, Mó, Ca, Nian, Bao, Tui, Zhan, Da, Lie e Na ( pressionar, friccionar, ecovar, segurar e torcer, abraçar, empurrar, dar pequenas batidas, bater , virar e golpe de queda controlada ). Um famoso livro, Tang Liu Dian - Seis Clássicos da Dinastia Tang - , um dos vários clássicos médicos escritos neste período, relata que a terapia Anmo podia tratar doenças causadas por oito fatores patogênicos: vento, frio, calor, umidade, fome, excesso de alimento, fadiga e ociosidade, o que ampliava grandemente a faixa de aplicação da massagem. Outro exemplo é o livro Wai Tai Mi Yao - Segredos Médicos de um Oficial -, de Wang Tao, que apresentava uma porção de experiências de tratamento com a terapia Gaomo e registrava grande número de prescrições de ungüento com suas fontes indicadas. Estes fatos históricos apresentam forte evidência de que, ao tempo das Dinastias Sui e Tang, a massagem como um ramo da Medicina Tradicional Chinesa para a prática clínica, alcançou um nível bem alto em sua teoria básica, na técnica de diagnóstico e no tratamento. Acredita-se que a forma embrionária da massagem moderna tomou forma exatamente naquele período. Graças ao rápido desenvolvimento da política na China, de sua economia, cultura e transporte e da excelente situação de intercâmbio cultural com países estrangeiros, durante aquele período, a massagem também foi introduzida na Coréia, Japão, Índia, etc.

Dinastias Song, Jin e Yuan

Nas Dinastias Song, Jin e Yuan, não havia departamento de Anmo nas instituições médicas do governo, contudo, o título de médico massagista permaneceu intocado. Os assuntos de tratamento de massagem passou para a jurisdição do departamento de carbúnculo, e do departamento de ferimentos de guerra, do Gabinete dos Médicos Imperiais da Dinastia Yuan. Nesse ínterim, o departamento de pediatria foi aberto, com os médicos sendo encarregados de aplicar a terapia Anmo nas crianças. Devido ao fato de a terapia de massagem deste período ser utilizada, principalmente, para o tratamento de lesões ósseas e doenças infantís, a massagem foi depois dividida em massagem de fixação de ossos e massagem para tratar doenças infantís.Este período colocou muita ênfase na análise das manipulações de massagem. Por exemplo, o livro Sheng Ji Long Lu - Coleção Geral para o Santo Alívio -, escrito na Dinastia Song, destaca: An (pressão), ou Mó (fricção), são manobras empregadas sozinhas e algumas vezes combinadas, sendo assim chamadas de Anmo (pressão e fricção). Enquando An é aplicada, Mó, não o é, e vice-versa. Isto é: pressão não fricção, enquanto fricção não é pressão; A pressão é feita somente com as mãos, enquanto fricção é feita em combinação com o uso de ungüento. Quanto a qual das duas manipulações se deve empregar, depende somente da situação. Geralmente falando, cada tipo de manipulação tem por finalidade eliminar alguma coisa ou restringir alguma coisa; a primeira, torna a obstrução dispersa, enquanto que, a última, mantém sob controle a hiperatividade. Isso foi uma grande contribuição para o desenvolvimento da teoria da Anmo.

Dinastia Ming

Anmo viu florescer seu segundo desenvolvimento na Dinastia Ming. Anmo foi incluida, novamente, nos treze departamentos da Medicina Tradicional Chinesa, no Instituto dos Médicos Imperiais do governo. Durante este período, através da terapia Anmo, foram se acumulando experiência clínica e conhecimento teórico, valiosos no tratamento de doenças infantís. Em 1601, apareceu o primeiro tratado sobre o Tuiná Infantil, chamado Xiao Er An Mo Jing - Cânon de Massagem para Crianças -. Logo após, o Xiao Er Tui Na Fang Mai Huo Ying Mi ZiZhi Quan Shu - Clássico Completo dos Princípios Secretos da Massagem para Trazer Crianças de Volta à Vida -, e Xiao Er Tui Na Mi Jue - Fórmula Eficaz de Massagem para Crianças -, entre outros trabalhos sobre o Tuiná Infantil, foram publicados de forma sucessiva. Ao mesmo tempo, o Tuiná Infantil havia tomado forma como um ramo acadêmico e foram estabelecidos um sistema independente de diagnóstico de massagem, manipulações, pontos de aplicação e tratamento. Além do mais, o termo Tuiná (Tui Na), utilizados atualmente para se referir a esse ramo acadêmico, foi desenvolvido neste período como substituto da ANMO. Isto tem um significado profundo no desenvolvimento histórico do Tuiná, porque a inovação da terminologia é sinal que este conceito foi elevado para um alto nível.

Dinastia Qing

Na Dinastia Qing, não havia departamento de Tuiná no Instituto de Médicos Imperiais mas, devido ao seu notável efeito terapêutico, foi usado e expandido tão amplamente como antes, entre o povo e mesmo junto ao governo. O Tuiná Infantil teve um desenvolvimento maior nesse período, notadamente no início e no meio da Dinastia Qing. Neste período, apareceu um grande número de médicos famosos em Tuiná Infantil e de livros clássicos que vieram a influenciar as gerações posteriores, como o livro Xiao Er Tui Na Guang Yi - Elucidações da Massagem para Crianças -, de Xiong Yigxiong, You Ke Tui Na Shu - Segredos de Massagem da Pediatria -, de Luo Rulong, Bao Chi Tui Na - A Massagem para o Cuidado das Crianças -, de Zia Yunj, e Li Zheng An Mó Yao Shu -, A Sinopse Revisada da Massagem -, de Zhang Zhenjun. Além disso, os massagistas da Dinastia Qing fizeram realizações notáveis ao tratar lesões com o Tuiná, neste período. Isto pode ser visto no livro Yi Zong Jin Jian - O Espelho Dourado da Medicina -, que considerava as seguintes manipulações como os oito métodos para tratar lesões: Mô (apalpar), Jie (religar), Chuai (segurar), Ti Tui(levantar), Na (pressionar), An (comprimir) e Mó (fricção). Desta forma, a escola médica de traumatologia do Tuiná foi formada basicamente nesse período.
República

Antes da fundação da República Popular da China, houve um período durante o qual não foi dada a devida importância ao Tuiná terapêutico, mas ele continuava sendo utilizado por causa dos seus específicos efeitos curativos. Além disso, muitos massagistas do povo deram o seu melhor para a pesquisa e para resgatar e melhorar as práticas do Tuiná, de forma que várias escolas acadêmicas de Tuiná, tais como: Yi Zhi Chan, Gun Fa Tui Na, Nei Gong Tui Na, Dian Xue Tui Na e Xiao Er Tui Na, foram embasadas, formando um elo entre o passado e o futuro.

República Popular da China

Depois da fundação da República Popular da China, em 1949, esta defendeu a MTC com grande empenho e começou a olhar o Tuiná com um outro ponto de vista. Em 1956, a primeira classe de treinamento em Tuiná foi estabelecida na Cidade de Shanghai, Em 1958, foi instalada a Clínica de Tuiná em Shanghai e a Escola Secundária Técnica de Tuiná de Shanghai. Além disso, os massagistas do povo, por toda a China, foram designados para trabalhar nos departamentos clínicos hospitalares de Tuiná, que eram estabelecidos um após o outro. Por volta de 1960, estava formado, basicamente, um contingente de profissionais do Tuiná na China. Em 1974, a primeira seção de Tuiná apareceu no Departamento de Acupuntura, Tuiná e Traumatologia da Academia de Shanghai de Mtc. Mas tarde, a mesma coisa aconteceu subseqüentemente nas academias de MTC de Pequim, Nanjing, Fujian e Anhui. Isto forneceu condições para o desenvolvimento de excelentes médicos. Em 1987, a Associação ALL-China foi instalada. O intercâmbio acadêmico de Tuiná, nacional e internacional, foi muito incrementado. O número e qualidade de monografias e teses escritas sobre o Tuiná, nos últimos anos, alcançou recordes históricos, e pesquisas científicas sobre a prática clínica do Tuiná também foram um sucesso. Por exemplo, os efeitos curativos do Tuiná em tratar a espondilopatia cervical, prolapso de disco intervertebral lombar, diarréia infantil, doenças coronarianas e colecistite, foi iniciativa pioneira no mundo. Assim como as pesquisas sobre as informações mecânicas das manipulações do Tuiná, feitas pelos pesquisadores da província de Shandong e província de Shanghai, do ponto de vista da biomecânica, também tem feito grande progresso.

Atualmente

Atualmente, a terapia Tuiná, que floresce na China, está tomando parte ativa em vários campos da medicina, como o serviço médico, reabilitação e preservação da saúde. É uma terapia segura, eficaz, sem risco e livre de efeitos colaterais e será aceito, sem dúvida, dia após dia, pelas pessoas de todo o mundo e contribuirá grandemente para a saúde e prolongamento da vida de todos

FONTE: wikipedia
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