terça-feira, 5 de outubro de 2010

Dia Internacional da Mulher 2012



Na data de 08 de Março comemora-se o Dia Internacional da Mulher. Trata-se de uma justíssima homenagem àquelas que parecem vieram ao mundo para cuidarem de tudo e de todos, sem economia de carinho e dedicação. No entanto faz-se necessário que também as mulheres procurem cuidar de si mesmas e notadamente de sua saúde. Eis, alguns fatores que podem afetar a saúde da mulher:


Tensão Pré-Menstrual (TPM)

A tensão pré-menstrual (TPM) atinge 70% das mulheres e é causada por variações hormonais.

Caracteriza-se por desconfortos que antecedem à menstruação, como mudança de humor, fome em excesso ou falta de apetite, inchaço e ansiedade, e é tratada de acordo com os sintomas. Em alguns casos, pode exigir acompanhamento mais rigoroso de um profissional de saúde.

Síndrome do Ovário Policístico (SOP)

Esta síndrome acomete cerca de 5% a 10% das mulheres em idade fértil, e é causada, entre outros fatores, pelo aumento dos níveis de andrógeno (hormônio masculino).
Os sintomas mais comuns são irregularidade menstrual, acne, aumento de pelos e de peso e infertilidade. O tratamento varia de acordo com os sintomas.

Doenças Sexualmente transmissíveis (DSTs)

As mulheres são mais  vulneráveis a estas doenças , devido à sua própria anatomia. As principais DSTs são: clamídia, candidíase, papilona vírus humano (HPV*) - a principal causa de câncer de colo de útero -, sífilis, gonorreia e AIDS.
Um dos principais meios de transmissão é o contato sexual, e cada doença requer tratamento específico. 

Alguns cuidados auxiliam a prevenir estes e outros problemas que afetam a saúde da mulher:

  • Praticar exercícios físicos regularmente
  • Ter uma alimentação balanceada
  • usar preservativo em todas as relações sexuais
  • visitar o seu ginecologista regularmente e
  • realizar os exames ginecológicos solicitados.
 * Mulheres de 9 a 26 anos podem tomar a vacina contra o HPV em qualquer posto de saude do país, desde que tenham indicação médica. Contudo, somente a vacina não é suficiente para a prevenção desta doença, sendo fundamental seguir as dicas de prevenção mencionadas acima. 


Fontes: Qualicorp, Febrasgo, Instituto Nacional do Câncer, Ministério da Saúde
Related Posts with Thumbnails

Nenhum comentário: