DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM
*Presta mais atenção ao que se fala
*Balbucia com inflexão (como se quisesse falar)
*Tenta imitar palavras
*Entende o “não” (mas nem sempre obedece)
*Diz “mama” e “papa”
*Tenta imitar a sua voz
*Aprecia música
DESENVOLVIMENTO DA HABILIDADE MANUAL
*Pega objetos entre polegar e indicador (em pinça)
*Coloca objetos dentro de uma vasilha
*Bate um cubo no outro
*Rola a bola de volta para você
*Empurra com o dedo indicador
*Bate palmas/faz tchauzinho
*Bebe de um copo
BRINQUEDOS
#Colher de pau, vasilhas inquebráveis
#Espelhos inquebráveis
#Brinquedos para usar na banheira
#Brinquedos de apertar
#Bolas de vários tamanhos
#Livros de figuras grandes
#Brinquedos musicais
#Brinquedos de puxar/empurrar
#Brinquedos de formas, cores e alturas diferentes
#Brinquedos funcionais: telefone, escova de cabelo, escova de dente
Revistas velhas
Filosofia popular: “Não é a criança que é um adulto em miniatura; O adulto é que é uma criança grande”.
COMO AJUDAR O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM
=>Converse durante o banho, trocas e refeições e conte o que está acontecendo.
=>Chame os brinquedos e objetos pelo nome (use sempre o mesmo) Ex. "isto é uma colher".
=>Faça perguntas e espere uma resposta
=>Entenda o jargão e responda com a palavra correta. Cante e deixe ele completar as palavras.
=>Aponte uma parte do seu corpo e depois para a do bebê e diga o nome (ex. nariz)
DESENVOLVIMENTO DA MOVIMENTAÇÃO
Passa da posição deitada (de bruços) para a sentada
Levanta-se a partir da posição sentada
Levanta-se segurando em algo
Fica de pé sozinho por momentos
Anda apoiando nos móveis
Engatinha (não obrigatório)
Sobe nas coisas e escada (fascinação por escada)
Abre portas, puxa gavetas etc
COMO AJUDAR NO DESENVOLVIMENTO
Aponte um objeto e diga o nome: (“isto é uma colher”)
Coloque objeto escondido atrás de você e pergunte: “cadê a bola?”
Faça o bebê jogar pequenos objetos, um após os outro, dentro de uma vasilha ou cesto
Sente-se e jogue uma bola grande para ele
Estenda a mão e diga: “jogue a bola para mim”
Fale com o bebê com sentenças curtas, palavras simples, bem pronunciadas; comece chamando a sua atenção: “Olhe aqui!”
Conte ao bebê o que ele já está fazendo: “isso, pegue o ursinho”
Leia histórias curtas, preferivelmente em versos ritmados, pare de tempos em tempos e aponte a figura: “isto é uma vaca”
Dê-lhe livro com figuras que ele possa folhear
Coloque sempre os brinquedos no mesmo lugar, para que ele possa achá-los
Não usar andador
Usar sapatos ou tênis folgados, solas não derrapantes.
PREVENÇÃO DE ACIDENTES
*Não deixar sozinhos em lugares altos
*Baixar a grade da caminha
*Retirar móveis com quinas duras
*Colocar portões nas escadas
*Não deixar sozinho na cozinha
*Não deixar vasilhas com líquidos quentes ao alcance do bebê
*Nunca deixar o bebê sozinho perto da piscina
*Não deixar remédios ao alcance
*Não deixar objetos pequenos ao alcance
*Não colocar cordão de chupeta no pescoço
*Usar protetores de tomadas
*No carro, não leve a criança no colo
*Usar assentos adequados para a idade.
DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL/SOCIAL
Ansiedade de separação
Vergonha receio aos estranhos
Entende a palavra NÃO, mas nem sempre obedece
Brinca de cu-co / esconde-achou
Indica o que quer sem chorar
Imita expressões faciais
Começa a obedecer quando é chamado pelo nome, em tom severo
Começa a olhar e seguir figuras enquanto você lê.
O bebê pode estender um brinquedo para outra pessoa, mas não o entrega
O bebê reclama se você tirar-lhe um brinquedo
O bebê joga deliberadamente um objeto para que você o pegue
O bebê aumenta o tempo que focaliza a atenção em um único brinquedo (mas não em vários)
Repete ações que chamam a atenção
12 meses: responde a um comando ilustrado por um gesto. (Ex.: A gente estende a mão e diz: “dê esse brinquedo para mim”.
CARACTERÍSTICA DA IDADE
=>Ansiedade em relação a estranhos.
=>Ansiedade de separação (acorda à noite e chora/chama você)
=>Dificuldade de ir para a cama (se agarra a você quando vê que você vai sair
COMO AJUDAR
À Noite, no quarto, deixe a porta aberta, luz fraca, brinquedo predileto
Ao sair, diga tchau e saia rapidamente (deixe outra pessoa distraindo-o)
Quando você for para outro quarto, conte-lhe antes
Se ele chorar, chame-o (pelo nome)
Não se apresse em confortá-lo (espere 2 minutos)
Se ele engatinha para outro quarto, não o siga imediatamente (espere 1 ou 2 minutos)
Na entrada da creche: permaneça alguns minutos brincando com ele
Disciplina - estabeleça regras (em numero mínimo)
Filosofia Popular: "Adultos são crianças obsoletas".
FONTE: Pediatria In
VEJA MAIS DICAS DE SAÚDE (clique)
*Presta mais atenção ao que se fala
*Balbucia com inflexão (como se quisesse falar)
*Tenta imitar palavras
*Entende o “não” (mas nem sempre obedece)
*Diz “mama” e “papa”
*Tenta imitar a sua voz
*Aprecia música
DESENVOLVIMENTO DA HABILIDADE MANUAL
*Pega objetos entre polegar e indicador (em pinça)
*Coloca objetos dentro de uma vasilha
*Bate um cubo no outro
*Rola a bola de volta para você
*Empurra com o dedo indicador
*Bate palmas/faz tchauzinho
*Bebe de um copo
BRINQUEDOS
#Colher de pau, vasilhas inquebráveis
#Espelhos inquebráveis
#Brinquedos para usar na banheira
#Brinquedos de apertar
#Bolas de vários tamanhos
#Livros de figuras grandes
#Brinquedos musicais
#Brinquedos de puxar/empurrar
#Brinquedos de formas, cores e alturas diferentes
#Brinquedos funcionais: telefone, escova de cabelo, escova de dente
Revistas velhas
Filosofia popular: “Não é a criança que é um adulto em miniatura; O adulto é que é uma criança grande”.
COMO AJUDAR O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM
=>Converse durante o banho, trocas e refeições e conte o que está acontecendo.
=>Chame os brinquedos e objetos pelo nome (use sempre o mesmo) Ex. "isto é uma colher".
=>Faça perguntas e espere uma resposta
=>Entenda o jargão e responda com a palavra correta. Cante e deixe ele completar as palavras.
=>Aponte uma parte do seu corpo e depois para a do bebê e diga o nome (ex. nariz)
DESENVOLVIMENTO DA MOVIMENTAÇÃO
Passa da posição deitada (de bruços) para a sentada
Levanta-se a partir da posição sentada
Levanta-se segurando em algo
Fica de pé sozinho por momentos
Anda apoiando nos móveis
Engatinha (não obrigatório)
Sobe nas coisas e escada (fascinação por escada)
Abre portas, puxa gavetas etc
COMO AJUDAR NO DESENVOLVIMENTO
Aponte um objeto e diga o nome: (“isto é uma colher”)
Coloque objeto escondido atrás de você e pergunte: “cadê a bola?”
Faça o bebê jogar pequenos objetos, um após os outro, dentro de uma vasilha ou cesto
Sente-se e jogue uma bola grande para ele
Estenda a mão e diga: “jogue a bola para mim”
Fale com o bebê com sentenças curtas, palavras simples, bem pronunciadas; comece chamando a sua atenção: “Olhe aqui!”
Conte ao bebê o que ele já está fazendo: “isso, pegue o ursinho”
Leia histórias curtas, preferivelmente em versos ritmados, pare de tempos em tempos e aponte a figura: “isto é uma vaca”
Dê-lhe livro com figuras que ele possa folhear
Coloque sempre os brinquedos no mesmo lugar, para que ele possa achá-los
Não usar andador
Usar sapatos ou tênis folgados, solas não derrapantes.
PREVENÇÃO DE ACIDENTES
*Não deixar sozinhos em lugares altos
*Baixar a grade da caminha
*Retirar móveis com quinas duras
*Colocar portões nas escadas
*Não deixar sozinho na cozinha
*Não deixar vasilhas com líquidos quentes ao alcance do bebê
*Nunca deixar o bebê sozinho perto da piscina
*Não deixar remédios ao alcance
*Não deixar objetos pequenos ao alcance
*Não colocar cordão de chupeta no pescoço
*Usar protetores de tomadas
*No carro, não leve a criança no colo
*Usar assentos adequados para a idade.
DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL/SOCIAL
Ansiedade de separação
Vergonha receio aos estranhos
Entende a palavra NÃO, mas nem sempre obedece
Brinca de cu-co / esconde-achou
Indica o que quer sem chorar
Imita expressões faciais
Começa a obedecer quando é chamado pelo nome, em tom severo
Começa a olhar e seguir figuras enquanto você lê.
O bebê pode estender um brinquedo para outra pessoa, mas não o entrega
O bebê reclama se você tirar-lhe um brinquedo
O bebê joga deliberadamente um objeto para que você o pegue
O bebê aumenta o tempo que focaliza a atenção em um único brinquedo (mas não em vários)
Repete ações que chamam a atenção
12 meses: responde a um comando ilustrado por um gesto. (Ex.: A gente estende a mão e diz: “dê esse brinquedo para mim”.
CARACTERÍSTICA DA IDADE
=>Ansiedade em relação a estranhos.
=>Ansiedade de separação (acorda à noite e chora/chama você)
=>Dificuldade de ir para a cama (se agarra a você quando vê que você vai sair
COMO AJUDAR
À Noite, no quarto, deixe a porta aberta, luz fraca, brinquedo predileto
Ao sair, diga tchau e saia rapidamente (deixe outra pessoa distraindo-o)
Quando você for para outro quarto, conte-lhe antes
Se ele chorar, chame-o (pelo nome)
Não se apresse em confortá-lo (espere 2 minutos)
Se ele engatinha para outro quarto, não o siga imediatamente (espere 1 ou 2 minutos)
Na entrada da creche: permaneça alguns minutos brincando com ele
Disciplina - estabeleça regras (em numero mínimo)
Filosofia Popular: "Adultos são crianças obsoletas".
FONTE: Pediatria In
VEJA MAIS DICAS DE SAÚDE (clique)
Nenhum comentário:
Postar um comentário